Notícias
legado da Copa

Startup plantará 197 árvores graças a gols feitos na Copa

Vanessa Daraya - INFO Online - 17/07/2014

[img1][box-leia]A Copa do Mundo de 2014 acabou, mas o evento pode deixar um legado para o meio ambiente. Este é o objetivo da startup Plant.ai*, que planeja transformar cada gol em uma árvore.

A campanha "Copa das Árvores" fez uma contagem de gols de cada jogo, o que inclui até mesmo os pênaltis marcados nas fases eliminatórias. Com o final da Copa do Mundo, a startup irá plantar 197 árvores.

Segundo Hawston Pedrosa, diretor da empresa, o plantio das mudas está agendado para acontecer em setembro, próximo ao dia da árvore (21/09). As mudas serão plantadas em projetos de arborização urbana pelas prefeituras de Petrolina-PE e Lagoa Grande-PE.

"Um evento esportivo de tamanha importância só nos motiva a uni-lo a uma de nossas maiores paixões: plantar árvores. Vivemos em busca de pretextos para plantar árvores", disse Pedrosa a INFO. Além das mudas plantadas, a empresa publicará um relatório de sustentabilidade da ação realizada.

A startup funciona como uma agência digital que desenvolve plataformas de mídia social com contrapartida ambiental, como fanpages, games sociais e concursos culturais. "A ideia surgiu da necessidade de se criar ferramentas que unissem responsabilidade ambiental das empresas, engajamento social do público em torno das marcas, educação ambiental, marketing e tecnologia", afirmou.

O Plant.ai promove a campanha de marketing das marcas, que por sua vez financiam a produção das mudas. A interação entre o público e a marca resulta no plantio virtual de árvores. As mudas reais são, depois, plantadas por instituições públicas e privadas que desenvolvem projetos de arborização ou recomposição de matas nativas.

Em uma das ações da startup, por exemplo, um tablet foi fixado em locais de grande circulação de pessoas para convidá-las a fazer o login em sua rede social favorita. Assim, elas podiam fazer um plantio virtual e depois compartilhar a marca dos anunciantes. Ao final da ação, recebiam uma muda real de árvore para levar para casa e fazer o plantio onde desejassem.

*Plant.ai

comments powered by Disqus
Tags: