Notícias
Wiki Commons
qualidade do ar

SP tem pior índice de poluição desde 2003

Vanessa Daraya - INFO Online - 02/02/2012

A Grande São Paulo apresentou em 2011 o pior índice de poluição desde 2003. Os dados são da Cetesb, Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental.

A Cetesb aponta que no ano passado houve lugares em que o ar esteve inadequado durante 97 dias. O ozônio excedeu o limite em 96 dias. Em 2003, esse número não passou de 77. Este poluente nunca esteve tão presente desde 2001.

O ozônio é formado de substâncias emitidas em escapamentos de carros e de caminhões. Portanto, o aumento desse poluente na atmosfera pode estar relacionado ao aumento dos veículos em São Paulo. A cidade tem mais de 7 milhões de veículos, responsáveis por entupir as ruas e provocar congestionamentos diários.

Respirar na região da Grande São Paulo também pode estar mais perigoso por causa do período em que a inspeção veicular não era obrigatória. De qualquer forma, somente a inspeção não é suficiente para diminuir o índice.

A Cetesb não acredita que o aumento da poluição por ozônio seja uma tendência e afirma que a falta de chuvas em 2011 pode ter agravado a situação. Isso porque as condições meteorológicas também são fundamentais para entender o comportamento do ozônio na atmosfera.

De qualquer forma, a Cetesb destaca que os níveis realmente estão inadequados. Para diminuir o nível de poluentes e elevar a qualidade do ar de São Paulo, a população precisa diminuir. Além disso, o uso de carro e os órgãos devem ser mais rígidos no controle da poluição.

comments powered by Disqus