Notícias
evento

SP sediará o VIII Congresso Nacional de Ecoturismo 2011

Redação - Planeta Sustentável - 26/10/2011

Entre os dias 8 a 11/11, a cidade de São Paulo será sede do VIII Congresso Nacional de Ecoturismo 2011 (CONECOTUR). O evento ocorrerá simultaneamente nas instalações do SESC Pinheiros, Praça Victor Civita, Secretaria Meio Ambiente e Museu da Cultura Japonesa na Universidade de São Paulo. 

Para discutir o tema geral do encontro: "Ecoturismo como Ferramenta para Conservação e Desenvolvimento Sustentável Comunitário", foram convidados cerca de 50 palestrantes com atividades coordenadas por professores/pesquisadores de diversas instituições de pesquisa do Brasil e do Exterior (Canadá, Espanha, Portugal, França, Colômbia, Argentina, Chile, Uruguai, Costa Rica, China e Austrália). 

O encontro - que tem apoio do movimento Planeta Sustentável - discutirá temas como: ecoturismo e conservação, gestão do ecoturismo em Unidades de Conservação, ecoturismo marinho, turismo comunitário, cooperativismo, educação ambiental, entre muitos outros; além da apresentação de casos de sucesso. 

O congresso contará com a apresentação de 170 trabalhos de pesquisa e relatos de experiências de pesquisadores, alunos e profissionais da área. O biólogo Oliver Hillel do Secretariado da Convenção da Biodiversidade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente do Canadá e o doutor em Ecologia e o Prof. Dr. Ralf Buckley, Diretor-Presidente do Centro Internacional de Pesquisa em Ecoturismo da Universidade Griffith da Austrália são algumas das presenças já confirmadas. 

PRÉ CONECOTUR
Antes do congresso ocorrerá uma programação de cursos entre os dias 5 a 7/11. Um dos destaques é o curso que trata das concessões turísticas como ferramenta de financiamento de Sistemas de Unidades de Conservação, que está com supervisão de Oliver Hillel (CDB/ONU) e conta com a presença de técnicos do ICMBio, da Fundação Florestal do Estado de São Paulo, do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, ECOBRASIL, Instituto SEMEIA e do Instituto Ipá Ti-uá. 

Os temas dos outros cursos são: Turismo de base comunitária, Vivências com natureza, Manejo do impacto da visitação, Boas práticas em ecoturismo, Indicadores de sustentabilidade e Ecoturismo marinho. 

O VIII CONECOTUR 2011 conta com a organização do Instituto Ipá Ti-uá, realização da Sociedade Brasileira de Ecoturismo e apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente (SMA/SP), CDB/ONU, Fundação Florestal, SESC, The International Ecotourism Society, movimento Planeta Sustentável, Praça Vitor Civita, LCB da Universidade de São Paulo, Associação Comercial de São Paulo, SEBRAE-SP, Empresa das Artes, São Paulo Convention & Visitors Bureau, ABETA, UFSCar, dentre outros. 

Os interessados em fazer suas inscrições devem acessar o portal do Instituto Ipá Ti-uá para mais informações.

comments powered by Disqus