Notícias
dia do meio ambiente

SP: Futuro do Rio Tapajós é tema de debate, em 05/06

Marina Maciel - Planeta Sustentável - 04/06/2013

[img1]

[box-leia]No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05/06, a Sala Crisantempo* - em parceria com a AACHAA - Associação de Artes Curativas Himalaia Amazônia Andes - promove o debate Amazônia: O futuro do Tapajós, o Rio mais Belo do Mundo, em São Paulo. Você pode acompanhar o debate ao vivo pela internet, basta acessar este link.

A bacia hidrográfica do Rio Tapajós abriga cerca de um milhão de pessoas e abrange 6% do território brasileiro. Dos seus 50 milhões de hectares, 22% estão degradados - em grande parte, pela mineração ilegal e pelo avanço da agropecuária - e 42% são unidades de conservação ou terras indígenas. Além disso, está prevista a construção de 42 barragens para hidrelétricas.

Com o objetivo de promover o diálogo a respeito dos impactos socioambientais na região, o encontro apresentará análises, vídeos e contará com depoimentos dos participantes. Entre eles:
- lideranças indígenas Borari, Munduruku, Arapiuns e Tapajó, representadas, respectivamente, por Odair José Alves de Sousa, Lucivaldo Oliveira Karo Munduruku, João Antonio Tapajós Pereira e Dinael Cardoso;
- Célio Bermann, professor do IEE-USP - Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo;
- Lama Michel Rimpoche, presidente da Fundação Lama Gangchen para Cultura de Paz, e
- Pedro Bara, líder da Estratégia de Infraestrutura, Iniciativa Amazônia Viva do WWF.

Os organizadores acreditam que o evento contribuirá para a compreensão da realidade da Amazônia atual, além de enriquecer o diálogo a respeito de um modelo de desenvolvimento sustentável inclusivo, que respeite povos e culturas.

O FUTURO DO TAPAJÓS
Data:
05/06, das 19h às 22h
Local: Sala Crisantempo
Endereço: Rua Fidalga, 521, Vila Madalena - São Paulo/SP
Informações: rozanchetta@hotmail.com
Vagas: 100

*Sala Crisantempo

comments powered by Disqus