Notícias
proteção da água

SOS Mata Atlântica recebe propostas para restauração florestal no Sistema Cantareira

Marina Maciel - Planeta Sustentável - 29/01/2015

[img1][box-leia]Com a seca no Sudeste, a prioridade do momento é conservar e proteger os recursos hídricos. Pensando nisso, a Fundação SOS Mata Atlântica lançou edital que seleciona áreas prioritárias para a restauração florestal da Mata Atlântica na região do Sistema Cantareira, em São Paulo.

Até o dia 07/08, pessoas físicas, jurídicas, OSCIPs e ONGs ambientalistas podem enviar propostas, que receberão investimento total de até R$ 2 milhões, por meio do programa Clickarvore. A chamada pública ainda prevê a doação de até um milhão de mudas de espécies nativas do bioma.

A expectativa é que, com o edital, sejam recuperados cerca de 400 hectares degradados de Mata Atlântica, promovendo assim a conservação de quatro milhões de litros de água por ano na área do Sistema Cantareira.

Estima-se que, hoje, o conjunto de bacias possua apenas 48,8 mil hectares remanescentes de cobertura florestal nativa – ou seja, apenas 21,5% da área de Mata Atlântica original.

O projeto beneficiará 12 municípios de São Paulo (Bragança Paulista, Caieiras, Franco da Rocha, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Piracaia e Vargem) e Minas Gerais (Camanducaia, Extrema, Itapeva e Sapucaí Mirim).

Para mais informações, acesse o documento completo do edital neste link.

comments powered by Disqus
Tags: