Notícias
planejamento

Conheça Songdo, cidade em construção na Coreia do Norte que promete não agredir o meio ambiente

Alex Alcantara - Casa.com.br - 02/04/2015

[img1][box-leia]

Já imaginou morar em uma cidade onde nada agride a natureza? Esse é o projeto de uma cidade que está sendo erguida na Coreia do Norte, chamada Songdo, à beria do Mar Amarelo, com o que há de mais moderno em tecnologia e conceitos de urbanismo. O projeto, orçado em US$ 35 bilhões, prevê a construção de 80 mil apartamentos, 46 milhões de metros quadrados de escritórios e pode abrigar até 40 mil habitantes. Construída sobre uma ilha artificial, a cidade promete ser a mais sustentável do planeta, contando com controle inteligente de tráfego, wireless, 40% de áreas verdes, programas de reciclagem e uso consciente de água e energia.

Existe um planejamento para evitar desperdícios e reutilizar a água através de um sistema de retenção da demanda pluvial. Até mesmo a água que foi usada para lavar pratos e roupas também pode ser armazenada e servir para a irrigação das praças e outras vegetações da cidade. Outra maneira para armazenar este recurso natural previsto pelo projeto é plantar vegetação no topo dos edifícios, o que pode reduzir a perda de água da chuva e contribuir com o crescimento das plantas.

Além de sustentável, Songdo conta com um sistema inteligentíssimo de tráfego, que evitará o trânsito. Haverá sensores colocados no asfalto que detectam a velocidade dos veículos e conseguem calcular o tempo de abertura dos semáforos. Assim, dependendo da velocidade dos carros, os faróis podem abrir em menor tempo para evitar engarrafamentos.

A cidade foi planejada em torno de um parque central, que é duas vezes maior que o Central Park de Nova York (Estados Unidos) e sua disposição permite que os moradores das áreas residenciais possam caminhar por essa área verde para trabalhar no centro comercial. As unidades das primeiras torres residenciais foram vendidas na planta e a cidade já oferece infraestrutura viária, transporte público, comunicação e entretenimento. A empreitada começou em 2000 e tem planos para ficar pronta em 2020.

comments powered by Disqus
Tags: