Notícias
movido a energia solar

Solar Impulse completa 1º voo intercontinental

Vanessa Daraya - INFO Online - 25/07/2012

O avião Solar Impulse completou nesta terça-feira (24) o primeiro voo intercontinental movido a energia solar. O voo de 6 mil quilômetros entre a África e a Europa começou em 24 de maio.

Capaz de voar sem combustível, o avião pilotado por Bertrand Piccard aterrissou no aeroporto de Payerne, no noroeste da Suíça, às 15h30 pelo horário de Brasília.

Durante a jornada, o avião fez oito viagens e aterrissou em quatro países. Ele passou por Ouarzazate, no centro do Marrocos, fez escalas em Madri e Toulouse, na França.

O Solar Impulse foi fabricado com fibras de carbono, quatro motores elétricos com potência de 8 cavalos de potência, além de 12 mil células solares que cobrem sua grande asa.

A primeira missão internacional do Solar Impulse aconteceu em maio, quando completou um voo de 13 horas entre Payern, no oeste da Suíça, e Bruxelas, na Bélgica.

Ao todo, os pesquisadores já investiram mais de oito anos de trabalho na construção do avião. Mas ele é apenas um protótipo do avião que será usado para uma volta ao mundo em 2014.

comments powered by Disqus