Notícias
solar impulse

Avião movido a energia solar faz primeiro voo na América

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 01/04/2013

[img1]

[box-leia]Depois de fazer história na Europa e na África, o Solar Impulse* - avião movido a energia solar que foi idealizado pelos suíços Bertrand Piccard e André Borschberg - está vindo para o continente americano. Em maio, ele voará pelos Estados Unidos, de ponta a ponta do país, com parada em cinco Estados. 

Equipado com 12 mil painéis solares, que permitem que o avião voe sem combustível fóssil, o Solar Impulse deve decolar no dia 1º do próximo mês, se as condições de tempo ajudarem, rumo aos Estados de Arizona, Texas, Washington e Nova York. O quinto destino ainda não foi decidido: Geórgia, Tennessee e Missouri estão no páreo. 

A expedição pelos Estados Unidos está prevista para acabar em julho e será a última aventura dos suíços Piccard e Borschberg antes de dar a volta ao mundo em uma nova versão do Solar Impulse. A viagem está programada
para 2015. 

O avião solar ganhou fama em 2010, quando conseguiu voar durante 26 horas consecutivas pelo céu suíço. Um ano depois, o Solar Impulse realizou sua primeira viagem internacional, até a Bélgica, e em 2012 fez um voo intercontinental, entre Europa e África. 

*Solar Impulse

comments powered by Disqus