Notícias
energia solar

Solar Impulse 2 — este avião surreal pode fazer história

Vanessa Barbosa - Exame.com - 11/04/2014

[img1]

[box-leia]Você já deve ter ouvido falar do Solar Impulse, o avião que atravessou o Atlântico e os Estados Unidos de costa a costa movido apenas a energia solar. Agora, a equipe de suíços por trás dessas aventuras revelou uma versão mais avançada da aeronave – o Solar Impulse 2, que pode entrar para a história como o primeiro avião solar a dar a volta ao mundo. 

Por dispensar combustível convencional, o avião pode permanecer no ar por tempo indeterminado, segundo os pilotos Bertrand Piccard e Andre Borschberg, responsáveis pelo projeto.

Durante apresentação do novo avião, eles destacaram algumas mudanças em relação ao primeiro protótipo que deram mais eficiência e autonomia ao Solar Impulse 2. A mais notável foi o número de células solares, localizadas nas asas e no teto do avião, que aumentaram de 12 mil para quase 18 mil. Elas alimentam quatro motores elétricos, cada um de 17,5 cavalos.

Além disso, a envergadura passou de 63,4 metros para 72 metros e a fuselagem, de fibra de carbono, ficou mais leve. O peso total do avião não passa de 2,5 toneladas.

A partida para a volta ao mundo está marcada para março de 2015, saindo do Golfo Pérsico passando depois pela Índia e Oceânico Pacífico. Durante o trajeto, os dois pilotos se revezarão na cabine, que tem 3,8 metros quadrados. O espaço é suficiente para estocar comida, água, paraquedas e outros equipamentos menores.

“Este avião pode voar um mês seguido, mas o que fará o piloto? Temos um avião sustentável em termos de energia, mas agora precisamos de desenvolver um piloto sustentável”, brincou Borschberg, em entrevista à Associated Press.

O avião foi apresentado ontem no aeroporto de Payerne, na Suíça.

Veja um vídeo que mostra a construção do avião: 

Tags: