Notícias
semana meio ambiente

SMA lança site com dicas ecológicas

Marina Franco - Planeta Sustentável - 06/06/2011

A SMA - Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo realizará uma série de atividades para comemorar a Semana do Meio Ambiente e chamar a atenção da população para a preservação da natureza. Uma das ações é o lançamento do hot site Juntos cultivamos o futuro*, que traz dicas sobre redução de consumo, reutilização de materiais, reciclagem e descarte.

O primeiro evento desta semana foi realizado hoje pela manhã. O secretário do Meio ambiente, Bruno Covas, assinou um convênio com o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento para capacitar gestores para o ecoturismo. Também são lançados hoje:
- o georreferenciamento da Fazenda São Gerônimo, adquirida pelo estado em ação de desapropriação, que será entregue ao Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar, e
- o CD-ROOM do Plano de Manejo do Parque Estadual Xixová Japuí, em espaços públicos de Praia Grande e São Vicente.

Hoje a amanhã, a cidade de São Paulo sedia o Ethanol Summit*, cúpula que reune especialistas internacionais para discutir fontes energéticas renováveis, principalmente o etanol e combustíveis derivados da cana-de-açúcar. Na terça-feira, o secretário apresentará palestra sobre o Projeto Ambiental Etanol Verde, que estimula a produção sustentável do produto.

Também na terça-feira, o Hospital Guilherme Álvaro de Santos deverá inaugurar uma Estação de Medição da Qualidade do Ar, em parceria com o Centro de Pesquisa e Capacitação em Meio Ambiente. Trata-se da primeira estação automática de medição de qualidade do ar na cidade, que disponibilizará de hora em hora os dados online. Serão medidos a quantidade de óxido de nitrogênio, óxido de ozônio e partículas inaláveis, além de parâmetros meteorológicos como ventos, temperatura e umidade relativa do ar.

No dia seguinte, será realizado um grande comando de fiscalização de emissão de fumaça preta de ônibus e caminhões, em vinte pontos do estado. A Operação Fumaça Preta terá apoio da Polícia Rodoviária para atuar também em rodovias estaduais de acesso à capital.

Na quinta-feira, dia 9, a secretaria assinará um Protocolo de Intenções com a prefeitura de Pindamonhangaba para uso do Parque Natural Municipal de Trabijú como uma área de soltura e reabilitação de animais silvestres apreendidos pela Polícia Ambiental na região do Vale do Paraíba. Também serão assinados uma resolução e uma portaria que definem e padronizam procedimentos de solicitação de licenciamento ambiental de atividades de manejo de fauna silvestre, nativa e exótica do Estado.

Na sexta-feira, dia 10, será lançado um Centro de Recepção e Triagem de Animais Silvestres em Araçatuba, no Parque Paineiras. Também será lançado, em todo o Estado, o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal, que contará com a parceria da Casa Militar e da Secretaria de Segurança Pública.

*SMA
*Juntos cultivamos o futuro

*Ethanol Summit

comments powered by Disqus