Notícias
reciclagem

Site reúne mais de mil pontos de coleta de óleo usado

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 01/02/2013

[img1]

[box-leia]A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) lançou o site Óleo Sustentável*, que traz um mapa com 1.100 pontos de coleta de óleo de cozinha usado espalhados por todo o Brasil. A maioria deles, no entanto, está localizado no Estado de São Paulo. 

A ideia da plataforma é que cidadãos de todo o país alimentem o site com novos pontos de coleta, que ainda não estão listados, incentivando a reciclagem do resíduo, que pode ser transformado em sabão, tinta, verniz e biodiesel. 

Para participar, o internauta deve entrar na seção Contato do site e enviar endereço, CEP, cidade e Estado do novo ponto de coleta. 

A plataforma - considerada carro-chefe do programa de conscientização Responsabilidade Pós-Consumo de Óleo Comestível, coordenado pela Abiove - ainda traz informações a respeito do ciclo do óleo e dos impactos de seu descarte incorreto no meio ambiente. Um litro de óleo jogado na pia polui 25 mil litros de água, além de entupir o encanamento e deixar mau cheiro no ralo. 

*Óleo Sustentável

comments powered by Disqus