Notícias
tecnologia

Sistema promete purificar água com a luz do Sol

Vanessa Daraya - INFO Online - 20/08/2014

[img1]

[box-leia]A água pode parecer um recurso natural abundante. Mas, além de estar cada vez mais escassa, há lugares no mundo que ainda não têm água filtrada. Pensando nisso, Deshawn Henry, estudante de Engenharia Civil da Universidade de Buffalo, criou uma lente solar capaz de filtrar a água. O sistema de baixo custo tem potencial para ajudar as comunidades mais carentes. 

Para criar a lente, Henry usou materiais baratos de uma loja de hardware. O resultado foi um equipamento capaz de filtrar 99,9% das impurezas de um litro de água em cerca de uma hora. 

A ideia de Henry tem potencial para ajudar a população de países menos desenvolvidos, pois os tratamentos de água são caros. Mais de um bilhão de pessoas no mundo não têm acesso à água limpa. Isso leva à morte de uma criança com menos de 5 anos a cada minuto no mundo. 

A lente aumenta a luz solar e aquece um litro de água a uma temperatura suficiente para filtrá-la. À medida que o Sol muda de posição no céu, o recipiente de água precisa ser ajustado a fim de ficar no ponto focal da lente. O processo de aquecimento elimina os agentes patogênicos presentes na água, deixando-a limpa e potável. 

James Jensen, professor que supervisionou o projeto, disse em nota que o trabalho permite que uma família em região ensolarada possa tratar a água sem ter que gastar energia ou depender de tecnologias importadas. Mas como filtrar um litro de água por hora não é suficiente para atender a demanda de uma família de cinco pessoas, o estudante planeja aprimorar e criar uma lente maior, que conseguirá limpar uma quantidade maior de água.

Tags: