Notícias
tecnologia verde

Sistema gera energia e dessaliniza água do mar

Vanessa Daraya - Info.com - 04/09/2013

[img1]

[box-leia]Um grupo de australianos criou um tipo diferente de dispositivo capaz de dessalinizar a água do mar. O método promete gerar energia sem emitir gases poluentes e ainda deixar a água sem sal.

A tecnologia, chamada CETO, está sendo desenvolvida pela Carnegie Wave Energy Limited. O sistema é diferente porque opera debaixo da água e fica ancorado no fundo do oceano. Várias boias submersas ficam amarradas a bombas no fundo do mar.

As boias se movem com a oscilação das ondas do mar. As bombas pressurizam a água, que é entregue a terra por meio de um tubo que também fica debaixo da água. Já na praia, essa água é usada para acionar turbinas hidrelétricas, em um processo que gera eletricidade com emissões zero de poluentes.

Essa água também pode ser usada para abastecer uma usina de dessalinização por osmose reversa. Esse processo acontece quando o solvente se desloca no sentido da solução mais concentrada para a menos concentrada, isolando-se assim, o soluto. Isso permite, portanto, que a água doce vá sendo isolada do sal até transformar a bebida em algo potável.

Segundo a empresa, o sistema não prejudica o meio ambiente e tem o mínimo impacto visual por ser submerso. Isso também evita que o equipamento seja afetado por tempestades ou sofra pelo movimento de quebra das ondas.

A empresa afirma que o sistema é a forma mais eficiente e de baixo custo para dessalinizar a água doce a partir da energia das ondas. Não precisa enviar eletricidade para a costa e depois convertê-la em energia mecânica para bombeamento, o que implicaria em perdas de eficiência e custos adicionais para equipamentos e manutenção.

Veja abaixo um vídeo sobre o funcionamento do equipamento australiano: