Notícias
Divulgação
paisagismo

Singapura quer virar a capital 'tecnobotânica' mundial

Vanessa Barbosa - Exame.com - 27/06/2012

Ser um dos lugares mais bem planejados, seguros, limpos e funcionais do planeta já não é suficiente para Singapura. A cidade-estado no Sudeste Asiático agora quer ser conhecida também como a capital botânica mundial. Para alcançar essa fama, Singapura inaugura na próxima quinta-feira (29) um mega jardim vertical que une natureza, arte e tecnologia.

Chamado de Gardens By The Bay, o novo centro de eco-turismo será divido em sessões com fauna e flora de países distintos, lagos e uma atração de tirar o fôlego - um conjunto de superárvores artificiais de até 50 metros de altura que funcionam como jardim vertical abrigando plantas de todos os cantos do planeta.

Espalhadas pelo parque, as 12 árvores possuem dutos de ventilação de ar para estufas próximas, sistema de aproveitamento da água das chuvas e placas fotovoltaicas. A energia solar gerada garante a iluminação das árvores à noite - o que por si só já é um espetáculo à parte -, além do transporte de água para irrigação das mudas.

Os visitantes poderão percorrer toda essa paisagem na altura da copa das estruturas, que estão conectadas por passarelas. Idealizado pelo escritório de paisagismo Grant Associates, o projeto de 350 milhões de dólares já está sendo chamado de "o orgulho de Singapura".

comments powered by Disqus