Notícias
no espaço...

Será que uma planta cresceria em Marte? Cientistas pretendem testar

Vanessa Daraya - Info.com - 08/05/2014

[img1]

[box-leia]Não é porque a vida nunca foi encontrada em Marte que ela não conseguiria sobreviver por lá. Essa é a premissa de uma nova missão da Nasa, agência espacial americana, que pretende testar se uma planta pode crescer nas condições atmosféricas e ambientais do planeta vermelho.

O plano da missão conhecida como Mars Plant Xperiment (MPX) foi apresentado durante uma conferência pelo time do Centro de Pesquisa Ames, da Nasa. Os testes poderiam começar quando a próxima sonda exploradora chegar ao planeta, em 2021.

Segundo Chris McKay, um dos autores do projeto, o experimento seria autossuficiente, o que eliminaria a possibilidade de essa forma de vida escapar e gerar alguma muda ou árvore em Marte. Por isso, a ideia é colocar um cubesat, um pequeno satélite, fora da sonda.

Esta caixa funcionaria como uma pequena estufa com ar da atmosfera terrestre e levaria cerca de 200 sementes de Arabidopsis, uma planta com flor muito usada em pesquisas científicas. Ao pousar em Marte, as sementes receberiam água e começariam a crescer dentro de duas semanas.

Segundo o cientista Heather Smith, o objetivo do experimento seria mostrar que é possível montar estufas em Marte e até fazer uma base sustentável. Além disso, seria possível gerar os primeiros traços de gases do efeito estufa no planeta. Isso representaria um grande marco na exploração espacial.

O MPX iria testar como a vida originária da Terra lidaria com os níveis de radiação relativamente altos do planeta vermelho e a baixa gravidade. A planta também seria o primeiro organismo multicelular a crescer, viver e morrer em outros planetas.

A ideia ainda precisa ser aprovada. A sonda enviada em 2021 seria inspirada no jipe-robô Curiosity. A Nasa quer que o aparelho procure sinais de vida passada em Marte e recolha amostras de rochas e solo para um eventual retorno ao planeta Terra. Mas a agência espacial ainda não divulgou os detalhes dessa missão.

Tags: