Notícias
aquecimento global

Seminário de mudanças climáticas na USP debate impactos, vulnerabilidade e adaptação

Marina Maciel - Planeta Sustentável - 22/04/2014

[img1][box-leia]Quais são os impactos sociais e econômicos do aquecimento global? Para abordar o assunto, a Universidade de São Paulo (USP) - por meio do Instituto de Energia e Ambiente (IEE), da Comissão de Estudos de Problemas Ambientais (CEPA) e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas (INCLINE) - realizará o seminário Mudanças Climáticas: Impactos, Vulnerabilidade e Adaptação no dia 25/04.

O objetivo do encontro é debater a participação brasileira na produção da segunda parte do 5º Relatório do IPCC sobre Mudanças Climáticas (AR5), do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), além de apresentar os resultados obtidos nos relatórios recentes do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) e apontar as consequências e implicações dos impactos socioeconômicos na mudança do clima.

Alguns dos cientistas que compõem o Grupo de Trabalho 2 do IPCC estarão presentes. Entre eles:
- o engenheiro agrônomo Jean Pierre Ometto, do Inpe;
- o pesquisador pioneiro nos estudos sobre os impactos do excesso de CO2 nas florestas tropicais Marcos Silveira Buckeridge, do IB/USP, e
- a especialista em geociência Maria Assunção Silva Dias, do IAG/USP.

O encontro - que tem o apoio do Instituto de Astronomia, Geofícia e Ciências Atmosféricas (IAG), do Instituto de Física (IF) e do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA - será transmitido ao vivo pela internet.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: IMPACTOS, VULNERABILIDADE E ADAPTAÇÃO
Quando:
25/04, das 14h às 17h30
Local: Auditório Abrahão de Moraes do Instituto de Física da USP
Endereço: Rua do Matão, Travessa R, nº 187, Cidade Universitária - São Paulo/SP
Inscrições: exclusivamente por e-mail (é preciso informar nome, cargo, instituição e e-mail de contato).

comments powered by Disqus
Tags: