Notícias
ação humanitária

Seminário homenageia Sergio Vieira de Mello e ONU lança campanha em 19/08

Marina Maciel - Planeta Sustentável - 16/08/2013

[img1][box-leia]Proclamado pela Assembleia Geral da ONU como o Dia Mundial da Ação Humanitária, 19/08 é celebrado em todo o mundo desde 2008. A escolha da data lembra a morte de 22 funcionários das Nações Unidas durante ataque a bomba contra um hotel no Iraque, em 2003. Entre os mortos estava o principal enviado da organização ao país: o brasileiro Sergio Vieira de Mello (leia O homem que queria salvar o mundo).

Em 2013, a efeméride será comemorada no Brasil com o seminário "10 anos sem Sergio Vieira de Mello", no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Organizado pela ONU em parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o evento discutirá a vida e o legado desse brasileiro.

Na ocasião também será lançada campanha da ONU que busca mobilizar pessoas de todo o mundo em favor da causa humanitária. Com o conceito "Vamos transformar palavras em ações", os internautas serão convidados a escolher a melhor palavra que completa a frase "O mundo precisa de mais...", na plataforma online oficial da campanha.

Além disso, empresas de todo o mundo estão sendo convidadas a patrocinar uma palavra de sua escolha e torná-la realidade. O dinheiro arrecadado com a campanha será destinado ao fundo humanitário global, que atende a Somália, o Haiti, a Síria, o Iêmen e Mianmar.

Para participar do seminário é necessário fazer inscrição prévia.

[img2]

10 ANOS SEM SERGIO VIEIRA DE MELLO
Data:
19/08, a partir das 8h30
Local: Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008 - Rio de Janeiro/RJ
Inscrições: gratuitas, pelo site da Funag

comments powered by Disqus