Notícias
paisagens fazem a cidade

Seminário e exposição destacam importância dos jardins como patrimônio do Rio de Janeiro

Marina Maciel - Planeta Sustentável - 05/03/2013

[img]

Nos dias 6 e 07/03, o Museu do Meio Ambiente do Rio de Janeiro receberá o seminário internacional “Os jardins fazem a cidade”, que debaterá a importância dos jardins – como o Parque Madureira, o Parque do Flamengo e o Jardim Botânico carioca – e das paisagens brasileiras como patrimônio coletivo da cidade.

Iniciativa da Aliança Francesa em parceria com o Jardim Botânico do Rio e o PROURB-UFRJ, o evento terá debates, conferências, mesas-redondas e contará com a participação de renomados paisagistas, arquitetos e pensadores internacionais – como Gilles Clément, Pascal Cribier, Olivier Arnaud e Olivier Mongrin.

O objetivo do seminário é discutir o legado coletivo dos jardins públicos e questões de projeto, planejamento, uso e apropriação dos jardins e das paisagens públicas nas cidades, além de debater o conceito de paisagismo no Brasil.

Interessados podem se inscrever pelo site da iniciativa. Confira a programação completa.

A partir de 08/03, entra em cartaz, também no museu, exposição fotográfica com o mesmo nome do seminário. A mostra se baseia no livro “Des jardins dans la ville”, com 69 imagens de jardins europeus clicadas pelo fotógrafo francês Michel Corbou. Durante a exposição, que segue até o dia 05/05, também será exibido o documentário “Les jardins font la ville”, de autoria do fotógrafo.

Depois da temporada no Rio, a exposição segue para o MuBE – Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo, onde ficará de 20/06 a 28/07.

SEMINÁRIO “OS JARDINS FAZEM A CIDADE”
Data:
6 e 07/03
Local: Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008
Inscrições: gratuitas pelo site da iniciativa. Vagas limitadas.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
Data:
08/03 a 05/05, de terça a domingo, das 9h às 17h (nas primeiras terças-feiras do mês, até às 20h)
Local: Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008
Agendamento de grupos: (21) 3874-1229
Entrada franca.

comments powered by Disqus