Notícias
aquecimento global

Seminário discute situação de pessoas atingidas por fenômenos climáticos extremos

Redação - Edição: Graça Adjuto - Agência Brasil - 09/09/2011

Começa amanhã (10) e vai até segunda-feira (12), em Brasília, o 1º Seminário Nacional de Atingidos por Eventos Climáticos Extremos provocados pelo aquecimento do planeta. O encontro é uma iniciativa do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social, formado por entidades da sociedade civil, movimentos sociais e pastorais ligadas à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O objetivo é permitir o intercâmbio de iniciativas de enfrentamento das situações de desastre socioambiental entre pessoas e comunidades atingidas; aprofundar a consciência crítica em relação às causas dos eventos climáticos extremos; elaborar e apresentar ao governo federal reivindicações e propostas para uma política pública que garanta os direitos dos atingidos.

As mudanças climáticas têm intensificado a ocorrência de fenômenos naturais extremos como enchentes, deslizamentos e desmoronamentos, granizos, furacões extratropicais, vendavais, tornados, secas. Segundo a CNBB, quem mais sofre as consequências desses eventos são famílias pobres que vão para as cidades e não têm condições de adquirir terrenos em áreas urbanas seguras.

comments powered by Disqus