Notícias
Gogoloopie/Creative Commons Após seca, mais americanos creem no aquecimento global
Clima

Após seca, mais americanos creem no aquecimento global

Vanessa Barbosa - Exame.com - 11/10/2012

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostra que 74% dos americanos acreditam que o aquecimento global é um fenômeno real e está afetando o clima no país.

 

Conduzida pelas universidades de Yale e George Mason, a pesquisa mostra ainda que para quase três em cada quatro entrevistados os eventos climáticos extremos têm se agravado nos últimos anos. O número de pessoas que disseram acreditar nas mudanças climáticas cresceu 5% em relação a última pesquisa sobre o tema, feita em março.

A explicação para tal crescimento, segundo os pesquisadores, vem do fato do país ter enfretado nos últimos meses a pior seca em mais de meio século. Para se ter uma ideia, o primeiro semestre deste ano foi o mais quente desde 1936, quando começou o registro histórico de temperaturas. Além disso, um em cada cinco americanos (20%) diz que já sofreu danos à saúde, à propriedade e / ou finanças de uma onda de calor extremo.

"A pesquisa foi realizada de 31 de agosto a 12 de setembro, com o calor do verão e a seca frescos na mente dos respondentes", disse à agência Reuters, Anthony Yale Leiserowitz, um dos coordenadores da pesquisa. "As pessoas estão começando a ligar os pontos entre o aquecimento global e os eventos climáticos extremos".

comments powered by Disqus