Notícias
cultivo urbano

Seattle planta floresta urbana comestível (e gratuita)

Vanessa Barbosa - Exame.com - 20/06/2013

[img1]

[box-leia]No coração de Seattle, uma das maiores cidades do estado americano de Washington e importante centro financeiro e cultural dos EUA, cresce lentamente uma floresta urbana que, ao seu tempo, irá proporcionar à comunidade no entorno, o bairro de Beacon Hill, alimentos os mais variados, de frutas à leguminosas e tubérculos. Tudo de graça.

Com sete hectares disponíveis para cultivo, o Beacon Food Forest, como o projeto é chamado, tem potencial para ser um dos maiores jardins comunitários em terras públicas do mundo. Concebida em 2012, a floresta comestível está em fase de plantio. Serão plantadas centenas de diferentes tipos de espécies, todas selecionadas por membros da comunidade.

Na lista entram arbustos de mirtilo e framboesa, macieiras e pereiras, nogueiras e castanheiras bem como uma variedade de outras delícias como abacaxi e frutas cítricas, goiaba e caqui. Tudo vai crescer livremente na floresta, disponível para a colheita por qualquer pessoa que a percorra.

Na prática, o projeto vai funcionar como um parque para relaxar e passear, e de quebra, usufruir de uma fruta colhida direto no pé, um luxo para quem vive na cidade grande.

De acordo com o estúdio de arquitetura e paisagismo responsável pelo design, o prestigiado Harrison Design, o objetivo do Beacon Food Forest é criar uma aliança comunitária em torno da agricultura urbana e manejo da terra sustentável. O espaço vai oferecer oportunidades de intercâmbio cultural, programas de educação e recreação.