Notícias
a praça é nossa

″Se Liga na Praça″ convida paulistanos para revitalizar espaços públicos

Laís Semis - Planeta Sustentável - 31/03/2015

[img1][box-leia]Se o espaço é público significa que é de uso comum e que nele podem ser realizadas atividades coletivas e se desenvolver relações entre diferentes grupos da sociedade. Sendo o mais democrático dos espaços, significa também que a responsabilidade por ele não é apenas do poder público.

Esse é um dos conceitos que guia o projeto Se Liga na Praça na capital paulista, realizado pelo Movimento Boa Praça, Acupuntura Urbana e Atados.

Contemplado pelo Edital Redes e Ruas, da Prefeitura de São Paulo, visa a conexão de moradores locais, instituições, poder público e voluntários para revitalizar e reativar duas praças da cidade, devolvendo-lhes sua função como local de lazer e integração entre as pessoas.

A ação consiste no mapeamento do entorno de cada praça, buscado engajamento dos agentes locais para reunir ideias e avaliar necessidades. Nos encontros, além de pensar em melhorias para o espaço, outras atividades de interação são propostas visando a ativação do local, como piqueniques e oficinas.

O projeto começou a ser desenvolvido em fevereiro com planejamento das atividades, que devem seguir até agosto de 2015. O primeiro alvo da ação é a Praça Conde Francisco Matarazzo Jr, no bairro da Água Branca, zona Oeste de São Paulo. Reuniões abertas já estão sendo realizadas no local para planejar a transformação comunitária que acontecerá em 11 e 12 de abril. A segunda praça contemplada com o projeto fica em Perus, na zona Norte de São Paulo.

“Se Liga na Praça” é um convite não apenas aos moradores locais, mas para toda a comunidade que tiver interesse em ajudar na revitalização. “O processo é totalmente inclusivo, portanto, quanto mais pessoas tomarem conhecimento e participarem destas ações, melhor e mais democrático será o resultado”, explica Carolina Tarrio, do Movimento Boa Praça.

Para acompanhar o passo a passo dessa movimentação, confira a página do Movimento Boa Praça no Facebook, que apresenta informações para os interessados em participar como voluntário.

comments powered by Disqus
Tags: