Notícias
Divulgação/PLoS One
mundo animal

Sapo de 7,7 milímetros é o menor vertebrado do mundo

Kátia Arima - National Geographic Brasil Online - 12/01/2012

O menor animal vertebrado do mundo é um sapo que mede 7,7 milímetros em média, segundo um artigo científico publicado na PLoS One.

O Paedophryne amauensis foi descoberto em 2009, em Papua-Nova Guiné, na Oceania, por pesquisadores da Universidade Estadual de Louisiana, dos Estados Unidos.

Os cientistas fizeram uma viagem de seis meses pela Nova Guiné para estudar a rica biodiversidade da ilha tropical e acreditam ter descoberto 20 novas espécies.

O sapinho não coaxa, ele emite um som agudo, parecido com o dos insetos, afirma Christopher Austin, professor da Universidade Estadual de Louisiana, que lidera o estudo.

O pequeno animal também não vive na água. Seu habitat é a floresta tropical com vegetação rasteira. Fotografá-lo foi uma missão difícil para os pesquisadores, pois o animal consegue dar um salto à distância de 30 vezes o comprimento do seu corpo.

Antes da descoberta do sapinho, o título de vertebrado do mundo era do peixe Paedocypris progenetica, encontrado na Indonésia, que mede 8 milímetros, em média.

Já foram catalogados pelos cientistas 60 mil vertebrados no mundo. O maior deles é a baleia-azul, que tem mais de 25 metros de comprimento.

comments powered by Disqus