Notícias
Hahatango/Creative Commons São Paulo oficializa apoio à ação contra sacolinhas
tirando o planeta do sufoco

São Paulo oficializa apoio à ação contra sacolinhas

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 16/12/2011

A Prefeitura de São Paulo oficializou, nesta quinta-feira, 15/12, seu apoio à campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, da Apas - Associação Paulista dos Supermercados, que incentiva o fim do uso das sacolas descartáveis nos supermercados de todo o Estado de São Paulo, a partir de 25 de janeiro.

Além do apoio do governo da capital, a ação já conta com a adesão de mais de cem municípios paulistas - entre eles, Jundiaí, que foi a primeira cidade a abraçar a campanha - e de três grandes redes varejistas do país - Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart -, que se comprometeram a banir as sacolas descartáveis de suas lojas, localizadas no Estado de São Paulo, a partir do final de janeiro.

Juntas, as três redes supermercadistas deixarão de distribuir cerca de 1,7 bilhão de sacolinhas por ano. Para não prejudicar o consumidor na hora das compras, os supermercados oferecerão nos caixas, como alternativa, sacolas biodegradáveis compostáveis, feitas de amido de milho, e sacolas reutilizáveis, a preço de custo, além de incentivarem outras formas de armazenamento e transporte, como caixas de papelão. (Leia também: Alternativas a tiracolo)

Em complemento à campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, a APAS ainda lançou, em novembro deste ano, o Guia da Loja Verde, que oferece aos supermercadistas dicas para que implantem, de forma eficiente, práticas sustentáveis em seus estabelecimentos (saiba mais em: Guia dá dicas de sustentabilidade aos supermercados).

Leia também:
Supermercados se antecipam à proibição das descartáveis
Por que reduzir as sacolas plásticas? 
Excesso de sacolas descartáveis causa grandes danos 
Quantas sacolas descartáveis você recusa por dia?

comments powered by Disqus