Notícias
arte

Santos recebe exposição de garrafas PET gigantes de Eduardo Srur

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 22/01/2015

[img1][box-leia]Para celebrar o aniversário de Santos, no litoral de São Paulo, o artista plástico Eduardo Srur levou uma de suas intervenções artísticas para a cidade.

A obra, que já foi exposta em nas margens do Rio Tietê, em 2008, e na represa Guarapiranga, em 2012, na capital paulista, apresenta diversas garrafas PET gigantes e coloridas. A intenção de Srur é chamar a atenção das pessoas sobre o grave problema da poluição deste tipo de embalagem, assim como outras, nas águas do planeta.

"A exposição cria uma narrativa visual de esculturas que surgem nas margens de um rio metropolitano contaminado, depois reaparece nas águas da represa que abastece a cidade e, finalmente, encontra seu destino no mar para onde correm todos os rios do mundo", revela o artista. "É um presente para Santos, cidade onde sempre fiz pesquisa de trabalho e realizei minha primeira exposição individual no início da carreira."

[img2]

As enormes esculturas já podem ser vistas a partir de hoje (22/01), no Parque Roberto Mario Santini, conhecido como Emissário Submarino. Elas ficarão expostas até 01/02. Além da exposição, a prefeitura de Santos realizará uma série de eventos culturais para comemorar os 469 anos do município, celebrado no dia 26 de janeiro.

Eduardo Srur considera sua arte política. Suas sempre fazem alertas sobre problemas ambientais e sociais das grandes cidades. Na mais recente delas, o artista usou manequins em trampolins nas margens do Rio Pinheiros para falar sobre a poluição da água.

EXPOSIÇÃO PETS
Data: 23/01 a 01/02
Local: Parque Roberto Mario Santini - Emissário Submarino, Santos - SP

comments powered by Disqus
Tags: