Notícias
percepção da natureza

Rubens Matuck lança livro sobre ‘Buriti’, a árvore da vida

Redação* - Planeta Sustentável - 22/11/2013

[img1]

[box-leia]

*Colaborou Jéssica Miwa

Buriti é o nome da maior palmeira do Brasil, também conhecida como árvore da vida. Para entender melhor a importância desta espécie, o artista plástico Rubens Matuck percorreu oito cidades durante 13 anos e documentou tudo com um toque de arte. O resultado da pesquisa está no livro que o autor lança neste sábado, 23/11, às 11h, na Padaria Rodésia, na Vila Madalena, em São Paulo.

Com ilustrações em aquarela e lápis preto, o livro reproduz os cadernos de viagens do autor, cheios de experiências, vivências e impressões. Por isso, a obra não é mera descrição do universo do Buriti e traz uma percepção subjetiva da natureza.

A literatura de viagem de Matuck se divide em três partes - ‘A fruta’, ‘A vereda’ e ‘O homem’ - e destaca a importância da espécie para o ambiente e a cultura da América do Sul. "Os jovens casais que habitam as veredas recebem dos pais, como presente de casamento, uma muda de buriti para iniciarem bem a vida de casados", exemplifica o autor.

Vencedor do Prêmio Jabuti de 1993, pela ilustração do livro O Sapato Furado, de Mário Quintana, Matuck é autor de livros infantis sempre com temas ligados ao meio ambiente como O Cerrado, O Pantanal e A Amazônia.

LANÇAMENTO DO LIVRO ‘BURITI’
Data: 23/11
Horário: 11h
Local: Padaria Rodésia - Rua Rodésia, 106, Vila Madalena, São Paulo/SP