Notícias
ajuda mecânica

Robô separa o lixo antes de enviar para a reciclagem

Vanessa Daraya - Info.com - 11/06/2013

[img1]

[box-leia]A empresa finlandesa ZenRobotics criou o braço robótico Recycler. O sistema é capaz de separar o lixo antes de enviar para a reciclagem.

O Recycler usa um processo chamado fusão de sensor para identificar diferentes tipos de resíduos. Com sensores calibrados, câmeras de espectro visível, espectrômetro infravermelho e sensores táteis, o robô consegue identificar o material reciclável e depositá-los em caixas de coleta.

O robô pode ajudar a resolver um dos grandes problemas da reciclagem atualmente, principalmente em áreas de construção. Além de ser difícil dividir o material de acordo com o seu tipo, a tarefa é considerada perigosa por causa do peso. Também há casos em que o material pode ser tóxico.

Segundo a CNN, o setor de construção e demolição contribui com cerca de um terço de todo o lixo do mundo. Somente os Estados Unidos contribuem com 325 milhões de toneladas de lixo todos os anos. Já o Reino Unido produz mais 120 milhões de toneladas. Na União Europeia existem 900 milhões de toneladas de lixo de construção e demolição.

A ZenRobotics levantou US$ 16 milhões em investimentos no ano passado e criou o Recycler com o objetivo de substituir a triagem manual. O braço robótico está sendo instalado em diversas áreas de reciclagem na Finlândia. Também será possível comprar o sistema pela internet.

Veja abaixo um vídeo sobre o Recycler: