Notícias
clima

Risco de faltar energia é zero, diz comitê do setor elétrico

Sabrina Craide - Agência Brasil - 07/08/2014

[img1][box-leia]O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) voltou a afirmar ontem (6) que o risco de déficit de energia neste ano é zero para as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Para o ano que vem, há risco de 4% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e de 0,4% na Região Nordeste. Os números estão dentro dos índices previstos no setor, que considera normal o risco de déficit de até 5%. Os índices são os mesmos apresentados pelo comitê na reunião do mês passado.

Segundo o grupo, formado por integrantes de órgãos oficiais do setor elétrico, embora as principais bacias hidrográficas onde estão os reservatórios das três regiões tenham enfrentado situação climática desfavorável no período úmido deste ano, o Sistema Interligado Nacional tem condições para o abastecimento do país.

Considerando o risco de déficit de 5%, há sobra estrutural de cerca de 5,5 mil megawatts médios para atender a carga prevista.

“Outras avaliações de desempenho do sistema, utilizando-se o valor esperado das previsões de afluências e anos semelhantes de afluências obtidas do histórico confirmam a garantia do suprimento no ano de 2014, uma vez que se dispõe atualmente de um parque de geração termelétrico significativo, que vem sendo utilizado como complementação à geração hidrelétrica”, diz comunicado divulgado pelo comitê.

Segundo o grupo, o fenômeno El Niño continuará se desenvolvendo nos próximos meses, implicando continuidade das chuvas na Região Sul com valores normais ou superiores à média histórica.

Entre os órgãos que assinam a nota estão o Ministério de Minas e Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica , a Empresa de Pesquisa Energética e o Operador Nacional do Sistema Elétrico.

comments powered by Disqus
Tags: