Notícias
nova fase

Rios Voadores: expedição sobrevoa o Amazonas de balão

Marina Maciel - Planeta Sustentável - 09/09/2011

Na próxima segunda-feira, 12/09, o aviador e ambientalista Gérard Moss, idealizador do Projeto Rios Voadores*, sobrevoará a floresta amazônica em busca de um rio do tamanho do rio Amazonas, mas invisível, de um jeito muito diferente: em um balão verde, amarelo e azul.
 
Desde 2008, o francês naturalizado brasileiro tem pesquisado os rios voadores a bordo de um monomotor, portanto, com o balão, inicia-se uma nova fase do trabalho. "O uso do balão é uma iniciativa inédita, e essa nova plataforma vai possibilitar sobrevoos de baixa altitude, para a coleta de amostras de vapor d’água rente à copa das árvores da floresta", explica Moss (Leia a reportagem Rios Voadores usam balão como plataforma científica).
 
Apoiado pelo Programa Petrobras Ambiental*, o projeto percorre os cursos de vapor d’água levados por correntes de ar - conhecidos como rios voadores -, para estudar a relação entre o fenômeno e o ciclo de chuvas do país. 

A principal corredeira voadora do Brasil, estudada pelo aviador, nasce de água evaporada do Oceano Atlântico, e chega à floresta amazônica empurrada pelos ventos. De lá, o aguaceiro aéreo se distribui por todo o território brasileiro e latino americano, até ser barrado pela Cordilheira dos Andes. 

Para saber mais sobre os Rios Voadores, leia as reportagens publicadas aqui no site e indicadas abaixo:
- Paixão pelas águas
- Rios Voadores revelam importância da Amazônia
- Rios Voadores a todo vapor
- Jovens aprendem importância dos rios voadores

*Projeto Rios Voadores 
*Programa Petrobras Ambiental

Leia também:
Conheça os Rios Voadores - Meu Planetinha

comments powered by Disqus