Notícias
transporte

Rio terá ônibus movido a gás natural e diesel

Marina Franco - Planeta Sustentável - 10/05/2011

Com vistas ao incentivo de transporte sustentável durante a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, a cidade do Rio de Janeiro adotará em sua frota de ônibus veículos com tecnologia flex, que utiliza como combustíveis o GNV - gás natural veicular e o diesel. O protótipo do Volksbus, como é chamado, será apresentado hoje ao governador do Estado, Sérgio Cabral.

A tecnologia permite o uso de até 90% de GNV, mantendo a mesma potência do que um motor movido somente a diesel. Com isso, a emissão de gases que causam o efeito estufa é 20% menor, de acordo com os fabricantes. Seu sistema de gerenciamento eletrônico permite também o controle simultâneo dos sistemas de injeção dos dois combustíveis. De acordo com os fabricantes, trata-se do primeiro ônibus flex GNV e diesel homologado pelo Inmetro.

O veículo foi desenvolvido por uma parceria entre as seguintes instituições:
- Secretaria de Estado de Transportes e a de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços;
- Ceg, empresa do Grupo Gás Natural Fenosa;
- MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen, e
- Robert Bosch América Latina.
Seu desenvolvimento faz parte do Programa Rio Transporte Sustentável, que tem o objetivo de estimular o transporte sustentável e eficiente para os eventos mundiais que a cidade sediará. Também será construído um sistema de abastecimento de GNV para suprir a demanda desses veículos.

comments powered by Disqus