Notícias
novo curso d’água

Rio subterrâneo é descoberto embaixo do Rio Amazonas

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 25/08/2011

O ON - Observatório Nacional anunciou a existência de um rio subterrâneo, de 6 mil quilômetros de extensão, embaixo do Rio Amazonas, a aproximadamente 4 mil metros de profundidade. 

A descoberta foi feita pela professora Elizabeth Tavares Pimentel, da Universidade Federal do Amazonas, durante seu doutorado, sob a supervisão do cientista Valiya Hamza, do ON. O orientador foi, inclusive, homenageado pela aluna, que batizou o novo rio de Hamza

De acordo com os dois pesquisadores, o curso d’água tem o mesmo sentido de fluxo do Rio Amazonas - ambos correm de oeste para leste -, mas se difere quanto à largura e velocidade da água. O Hamza tem uma distância que varia de 200 a 400 quilômetros, entre uma margem e outra, e sua água percorre de 10 a 100 metros por ano. Já o Rio Amazonas possui uma largura menor - entre 1 e 100 quilômetros - e suas águas percorrem uma distância maior: de 0,1 a 2 metros por segundo. 

Além disso, os dois rios possuem vazão diferente: enquanto a do Amazonas é estimada em 133 mil m³/segundo, a do Hamza é de 3 mil m³/segundo - ou seja, um volume 98%
inferior. Apesar disso, os pesquisadores consideram uma boa média de vazão, já que o Rio São Francisco possui um volume inferior - cerca de 2,7 mil m³/segundo - e é capaz de suprir as necessidades de cerca de 13 milhões de pessoas.

comments powered by Disqus