Notícias
paisagem natural

Rio de Janeiro se candidata a Patrimônio Mundial

Marina Franco - Planeta Sustentável - 23/03/2011

A cidade do Rio de Janeiro enviou um dossiê de candidatura ao Centro do Patrimônio Mundial da Unesco, que fica em Paris, para concorrer ao título de Patrimônio Mundial. O documento será analisado pela 36ª Sessão do Centro, que será realizada no ano que vem, e foi elaborado pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, vinculado ao Ministério da Cultura.

Também participaram da elaboração da proposta o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Inepac - Instituto Estadual de Patrimônio Cultural, a prefeitura municipal, o ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e a Fundação Roberto Marinho.

Com cartões-postais como o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo, o Jardim Botânico e a de Copacabana, em sua candidatura o Rio de Janeiro destaca a relação entre o homem e a natureza. Se reconhecida como Patrimônio Cultural, a Cidade Maravilhosa inovará na visão sobre bens culturais, uma vez que á a primeira paisagem natural urbana a se candidatar. 

Até então, os lugares reconhecidos como paisagem cultural são áreas rurais, sistemas agrícolas, jardins históricos ou locais simbólicos, religiosos e afetivos. O conceito de paisagem cultural foi adotado pela Unesco em 1992 e incorporado como uma nova tipologia de reconhecimento dos bens culturais, conforme a Convenção de 1972 que instituiu a Lista do Patrimônio Mundial.

comments powered by Disqus