Notícias
baixo carbono

Rio de Janeiro estabelece parceria com Reino Unido

Isabela Vieira - Edição: Lana Cristina - Agência Brasil - 24/06/2011

Parceria para impulsionar a economia verde no estado foi firmada na última quarta-feira (22) entre a Secretaria do Ambiente e a Embaixada do Reino Unido, com o objetivo de estimular iniciativas de baixo carbono. Pelo termo de cooperação técnica, será elaborado um estudo para identificar que projetos se encaixam neste perfil. Este trabalho terá início no mês que vem.

Serão investidos R$ 800 mil na parceria, cujo termo foi celebrado pelo secretário do Ambiente, Carlos Minc, e o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alan Charlton. Eles também querem trocar experiências em obras para as Olimpíadas. "Estamos pensando em estimular várias áreas como ciência, turismo, pesquisa, e terceiro setor", disse o secretário. "Queremos aumentar nosso PIB [Produto Interno Bruto], sem aumentar nossas emissões [de gases de efeito estufa], ou seja, gerar empregos verdes", completou Minc.

Entre as medidas firmadas no acordo, Minc destacou um guia para licitação de bens e serviços sustentáveis, lançado na semana passada. O guia traz orientações para que as próximas compras da secretaria considerem, além do preço, a economia de água, de energia e o aproveitamento de resíduos.

Para incentivar a economia verde, critérios de sustentabilidade deverão ser adotados também nos projetos realizados com dinheiro do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento (Fecam), desde a compra de papel até instalações de estação de tratamento de resíduos.

A parceria entre o governo estadual e o Reino Unido foi assinada durante evento no Palácio das Laranjeiras, na zona sul. Na ocasião, a Rolls Royce anunciou um investimento de U$ 60 milhões no estado.

comments powered by Disqus