Notícias
código florestal

Rio põe blocos na rua contra o desmatamento

Mônica Nunes - Planeta Sustentável - 16/06/2011

[img1] Há quase duas semanas, durante a Virada Sustentável, paulistanos se manifestaram contra o Código Florestal de Aldo Rebelo, na Avenida Paulista. Agora, é a vez do Rio de Janeiro botar seus blocos na rua para protestar. E, pelo visto, vai ser um encontro super animado já que reunirá bandas e blocos carnavalescos (veja a lista dos confirmados, no final do texto), com cerca de 200 ritmistas. Será um desfile-manifesto, no dia 19/06, domingo, em Copabacana, com concentração no Posto 6 a partir das 10h.

Para sensibilizar os cariocas a participar do encontro, o cartunista Ziraldo desenhou a imagem que ilustra o cartaz de divulgação que apresenta uma árvore quase em queda, com a indicação do XI Mandamento: "Não desmatarás". Todos devem comparecer fantasiados, com as roupas de seus blocos ou com camisas verdes, para lembrar as florestas. E, se possível, levar faixas com mensagens em defesa do meio ambiente. 

Nesse dia, os organizadores colherão assinaturas para o manifesto "Por um Código Florestal em defesa da vida", que reivindica que o nosso código florestal leve em conta "a Constituição brasileira e os acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário e que dizem respeito aos direitos dos povos e comunidades tradicionais". O documento será entregue à presidente Dilma Roussef, além dos presidentes do Senado José Sarney e Marco Maia, em data a ser definida.

*Confirmaram presença os seguintes blocos e bandas: Barbas; Bloco de Segunda; Meu Bem, volto já!; Que merda é essa?; Largo do Machado mas não Largo o copo; Simpatia é Quase Amor; Barbas; Imprensa Que Eu Gamo; Banda de Ipanema; Empolga às 9, Carmelitas; Voltar Pra Que?; Areia do Leblon; Azeitona sem Caroço; Bafafá; Banda da Rua do Mercado; Banda de Ipanema; Barangat; Clube do Samba; Corre Atrás; Desculpa pra Beber; Discípulos de Oswaldo; Flor do Sereno; Inimigos do Império; Monobloco; Pede Passagem; Rancho Flor do Sereno; Rola Preguiçosa; Vaquinha Teté; Gigantes da Lira; Banda Sá Ferreira; Bloco dos Impussivi; Boca que Fala; Boêmios da Lapa; Cordão do Prata Preta; Laranjada; Quem Num Guenta, Bebe água; Se Me Der, Eu Como; Volta Alice!

comments powered by Disqus