Notícias
o rio do rio

Rio Carioca é tema de mobilização no Dia Mundial da Água

Vanessa Daraya - Planeta Sustentável - 20/03/2015

[img1][box-leia]Que tal aproveitar o Dia Mundial da Água para lutar pela recuperação das águas do Rio Carioca? Às 10h do dia 22/3, estudiosos, pesquisadores, artistas, líderes comunitários e apaixonados pela capital fluminense se reunirão no reservatório da Mãe D'água, no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, para ato de resgate desse rio – que deu nome aos moradores da cidade. Trata-se de uma ação do projeto "Carioca, o rio do Rio”, idealizado pela jornalista e escritora Silvana Gontijo, da ONG Planetapontocom.

O Rio Carioca – que já teve águas cristalinas – tem sua nascente e um trecho que corre dentro da Floresta da Tijuca. Hoje, está degradado, escondido sob a terra e percorre um caminho esquecido, assim como muitos rios de diversas cidades do mundo, que são canalizados, poluídos, soterrados ou abandonados.

Com esse ato os idealizadores querem mostrar à população, autoridades e à opinião pública o verdadeiro estado de um dos rios mais importantes da cidade brasileira mais comentada do mundo. E querem aproveitar a oportunidade para exigir providências do poder público para a recuperação das águas do rio.

Após o encontro no reservatório, o grupo caminhará pelo leito do rio por cerca de uma hora.

Ato de resgate do rio Carioca no Dia Mundial da Água
Dia: 22 de março
Horário: 10h
Local: Reservatório da Mãe D'água - Rua Almirante Alexandrino, 5440 – Santa Teresa, Rio de Janeiro, RJ

comments powered by Disqus
Tags: