Notícias
sustentabilidade

Rio, BH e São Paulo disputam Desafio Mundial das Cidades da Hora do Planeta. Vote na sua favorita!

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 28/01/2015

[img1][box-leia]As três maiores capitais brasileiras foram escolhidas novamente este ano (já haviam sido em 2014) para participar do desafio promovido anualmente pela Rede WWF Internacional, em parceria com o ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade).

Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro são as finalistas entre outras 41 cidades de 17 países do Desafio das Cidades da Hora do Planeta 2015. Elas foram escolhidas pelos esforços rumo a uma economia de baixo carbono. Segundo os organizadores da disputa, estas cidades inovam em soluções e estratégias para combater o aquecimento global.

Entre os critérios avaliados para a escolha das cidades brasileiras, feito por uma consultoria especializada, estão iniciativas urbanas nos setores de energia, transportes, gestão de resíduos e construções sustentáveisgrFelizmente a gestão hídrica não foi um dos pontos analisados.

A capital carioca foi a primeira cidade da América do Sul a ter um inventário de emissões de carbono, seguindo novos padrões internacionais do Global Protocol for Community-Scale GHG Emissions (GPC), em que estabelece metas de redução de 16% para 2016 e 20% para 2020, com ano-base 2005. Uma das áreas que o Rio de Janeiro tem mais investido esforços é no transporte público ao expandir linhas de metrô e ciclovias e construir vias exclusivas para BRTs.

Já São Paulo, que desde 2009 adotou um plano de mudanças climáticas, aumentou a participação de combustíveis renováveis na frota municipal e também expandiu os corredores exclusivos de ônibus e as faixas para bicicletas, como política para incentivar o uso do transporte público. A cada cinco anos publica inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE). Tem ainda estimulado o uso de energia solar em novos edifícios e a produção de biogás a partir de resíduos.

Eleita no ano passado a capital nacional da Hora do Planeta, Belo Horizonte exige aquecimento solar para novas construções e promove edificações sustentáveis. Assim como SP, investe na geração de energia com uso de resíduos de aterros.

E você, pode ajudar a votar na cidade mais sustentável do Brasil. Acesse o site We Love Cities e faça sua escolha. Os internautas também podem enviar sugestões de melhorias para suas cidades e postar fotos no Instagram e no Twitter usando a hashtag #welovecities.

 

As capitais mais votadas participarão da disputa mundial. A grande vencedora será anunciada em 09/04, na Cidade do Cabo, na África do Sul, ganhadora do título do Desafio das Cidades no ano passado.

 

Mais de 3,5 bilhões de pessoas no mundo moram em cidades. A pegada de carbono delas é gigantesca. Mas através de soluções e estratégias inteligentes é possível torná-las um lugar melhor, com mais qualidade de vida e saúde para todos.

 

Diante do novo desafio climático, ações que estimulem o uso de transporte público, construção verdes, uso de fontes renováveis e produção menor de resíduos se faz essencial para a nossa sobrevivência no planeta.

 

Confira na lista abaixo as cidades finalistas do Desafio da Hora do Planeta 2015:

 

África do Sul: Johannesburg, Nelson Mandela Bay, Tshwane
Brasil: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo
Canadá: Edmonton, North Vancouver, Vancouver
Colômbia: Bucaramanga, Monteria, Santiago de Cali
Coréia do Sul: Changwon, Seoul, Wonju
Espanha: Coruña, Córdoba
Estados Unidos: Cleveland, Evanston, Seattle
Finlândia: Espoo, Lahti, Tampere
França: Besançon, Nantes, Paris
Índia: Pune, Rajkot, Thane
Indonésia: Balikpapan, Jakarta, Semarang
Malásia: Petaling Jaya, Shah Alam
México: Puebla, Hermosillo, Toluca
Singapura: Singapura
Suécia: Eskilstuna, Gothenburg, Västerås
Tailândia: Hatyai, Khon Kaen, Mapammarit

Veja também o vídeo da campanha:

 

comments powered by Disqus
Tags: