Notícias
WWF/EXAME.com
mundo animal

Rinoceronte de Java é extinto no Vietnã

Vanessa Barbosa - Exame.com - 25/10/2011

Mostras genéticas extraídas de uma carcaça encontrada em 2010 no Parque Nacional de Cat Tien, no Vietnã, revelaram que o Rinoceronte de Java está oficialmente extinto no país, segundo informou hoje a organização WWF (World Wildlife Foundation) e International Rhino Foundation (IRF).

As análises revelam que o último exemplar no Vietnã desta subespécie característica da Ásia morreu após ser baleado nas pernas por caçadores e ter seu chifre cortado para venda no mercado ilegal. Moído, o chifre do animal é vendido a centenas de dólares por grama no mercado negro para ser usado na medicina asiática.

Entre os mamíferos de grande porte mais raros do mundo, o rinoceronte de Java é o mais ameaçado de todos. Agora, estima-se que existam apenas 50 animais remanescentes, na reserva do Parque Nacional de Ujung Kulon, na Indonésia.

A caça indiscriminada no país é, segundo a organização ambiental, um dos fatores que levaram a extinção do rinoceronte de Java no Vietnã, além do crescimento populacional, que tem elevado o desmatamento das florestas na região e reduzido o habitat natural desta subespécie.

"A única maneira de preservar espécies ameaçadas de extinção no Vietnã é proteger os seus habitats e terminar de uma vez por todas com a caça furtiva e comércio ilegal", disse em comunicado Nick Cox, chefe do Programa de Espécies do WWF na região.

Cox reclama da falta de investimento do país asiático na preservação e também numa melhor formação e treinamento dos vigilantes que atuam nas reservas, afim de se evitar que outras espécies ameaçadas no país, como o elefante asiático, o tigre e o crocodilo Siam, tenham o mesmo fim trágico que o Rinoceronte de Java. Confira um vídeo especial sobre a condição do Rinoceronte de Java, feito pelo WWF: 

comments powered by Disqus