Notícias
tv cultura

Repórter Eco: aves da Mata Atlântica, um 'cardume' de mães e o arquipélago de Arvilhanas

Mônica Nunes/Ana Luíza Vastag - Planeta Sustentável - 08/04/2011

A edição do Repórter Eco que vai ao ar no próximo domingo, dia 10/04, às 18h, na TV Cultura, mostra uma matéria sobre o Guia de aves Mata Atlântica Paulista, produzido pelo WWF-Brasil e pela Fundação Florestal do Estado de São Paulo. O guia tem como objetivo incentivar a prática da observação de aves na região da Serra do Mar e Serra de Paranapiacaba e orienta quem é principiante com dicas importantes, como o melhor horário para observar a fauna.

O programa ainda traz um projeto de reciclagem que resultou na abertura de uma microempresa liderada por mulheres. Trata-se de um trabalho realizado com o grupo Cardume de Mães, do Projeto Arrastão, formado por costureiras da região sul de São Paulo. Elas reutilizam lonas de painéis publicitários - que antes eram jogados no lixo - para a confecção de bolsas, sacolas de mercado e praia, material de escritório e outros acessórios modernos e ecologicamente corretos, aliando artesanato, moda, design e sustentabilidade. O resultado está exposto na loja montada na sede do projeto, com produtos arrojados e que conquistam cada vez mais espaço no mercado.

Ainda nessa edição, será apresenta uma viagem ao arquipélago de Anavilhanas, no estado do Amazonas.  A reportagem mostra o maior arquipélago fluvial do mundo, formado por 400 ilhas, abrangendo 350 mil hectares e mais uma área de terra firme, somando ao todo 2.27 milhões de hectares. Além de uma flora riquíssima e árvores exuberantes, encontram-se cerca de 500 espécies de peixes; uma grande variedade de pássaros e uma multiplicidade de insetos, além dos animais em extinção; caso do peixe boi e da ariranha.

comments powered by Disqus