Notícias
exame de toque

Quadros incentivam prevenção do câncer de mama

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 17/05/2011

O pintor brasileiro Renato Amisy está utilizando sua arte para estimular as mulheres de todo o mundo a fazer o exame de toque como forma de prevenção do câncer de mama: o artista produziu uma série de quadros sobre o tema, que passarão por várias cidades do mundo conscientizando a população feminina. 

As obras foram pintadas, propositalmente, com cores fortes e vibrantes, com a intenção de obrigar o público a refletir sobre a doença, que, por despertar o medo em muitas mulheres, é constantemente ignorada pela sociedade, em geral. 

Amisy ainda utilizou técnicas de relevo nos quadros, exatamente, para estimular os observadores a tocar em suas obras, fazendo uma alusão ao exame de toque que pode ajudar na prevenção da doença. 

Atualmente, as obras estão em exposição no Festival des Bannieres de Chantilly, na França, e inclusive foram destaque no jornal local Le Parisien. Na sequência, os quadros seguirão para quatro cidades canadenses e Amisy já tem planos de trazer seu trabalho, também, para o Brasil, no município paulista de Barretos. 

Leia também:
A arma da vigilância

comments powered by Disqus