Notícias
riscos

Novo estudo: impacto da mudança do clima na Amazônia

Marina Franco - Planeta Sustentável - 10/05/2011

Durante três anos, pesquisadores do Reino Unido e do Brasil estudaram os impactos das mudanças climáticas na Floresta Amazônica. O resultado da pesquisa é o relatório Riscos das Mudanças Climáticas no Brasil, divulgado hoje pelo Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o MOHC - Met Office Hadley Centre, da Inglaterra. Ele aponta que, entre outras influências, a transformação do clima aumentou a temperatura da Amazônia e diminuiu o volume de chuvas da região.

Foram usados modelos globais e regionais - desenvolvidos pelo MOHC e Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Inpe - para a projeção dos efeitos das emissões de gases do efeito estufa no clima de todo o mundo. No entanto, o foco do relatório é a Amazônia e os serviços ambientais que ela presta ao país.

O documento aponta avanços científicos para planejamento, com o objetivo de fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas. A íntegra está disponível no site do Inpe. Esse trabalho continuará a ser desenvolvido pelo programa científico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas e da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais, ambos sediados no Inpe.

comments powered by Disqus