Notícias
London Array

Reino Unido inaugura o maior parque eólico no mar do mundo

Vanessa Barbosa - Exame.com - 04/07/2013

[img1]

[box-leia]O maior parque gerador de energia eólica "offshore" foi inaugurado nesta quinta-feira no Reino Unido. Ocupando uma área de 100 km², o London Array é um gigante que emerge no Mar do Norte com suas 175 turbinas aerogeradoras, capazes de produzir energia suficiente para abastecer quase meio milhão de casas por ano.

O projeto de 630MW é de propriedade da empresa Dong Energy, da Dinamarca, da alemã E.On e da Masdar, de Abu Dhabi. Anualmente, segundo o consórcio, o parque eólico deverá evitar emissões de 925 mil toneladas de CO2.

Com 3.6 GW de capacidade instalada de fontes em alto mar, o Reino Unido mantém a líderança mundial na indústria eólica offshore e deverá ter em torno de 18GW até o final da década. Já no ranking geral de energia eólica (tanto em mar quanto em terra), o país ocupa a sexta colocação, com cerca de 3% de participação mundial.

Segundo estudo do Conselho Global de Energia Eólica, no ano passado, a despeito da crise, o país teve um bom desempenho - instalou mais 1,9 mil MW, respondendo por 4,2% do crescimento mundial do setor no período.