Notícias
Divulgação/Mario Cucinella Architects
sustentável

Refugiados da Palestina vão ganhar escola verde

Vanessa Daraya - INFO Online - 19/04/2012

O arquiteto italiano Mario Cucinella criou um projeto cujo objetivo é construir uma escola sustentável para jovens refugiados em campos palestinos.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Agência das Nações Unidas de Socorro e Trabalho para os Refugiados da Palestina do Próximo Oriente (UNRWA). O desejo é conseguir construir 20 escolas autossuficientes em energia e água, além de ter capacidade para também funcionar como um centro recreativo.

Financiado pelo Banco Islâmico de Desenvolvimento - Kuwait Fund for Development, o projeto foi feito baseado nas condições econômicas e sociais do território palestino. Atualmente, o agravante está na escassez de água, bem como nos altos preços de energia na Palestina.

Por isso, Cucinella projetou um edifício com espaço para 800 alunos capaz de produzir toda a energia necessária com recursos locais renováveis, como energia solar e sistema geotérmico. Além disso, ele também conseguirá recolher águas pluviais e residuais para a limpeza do local e irrigação após o tratamento de fitodepuração, sistema de remoção de impurezas.

A ideia é que a escola seja construída com materiais baratos e disponíveis localmente. O sistema de construção também deve ser simples para minimizar a necessidade de tecnologias avançadas e caras. Dessa forma, a escola verde deve se tornar um método viável e barato para a Palestina.

comments powered by Disqus