Notícias
investimento verde

Refinaria poderá ter melhores condições ambientais

Vladimir Platonow - Edição: Aécio Amado - Agência Brasil - 19/10/2011

Um acordo que prevê a adoção de medidas ambientais na Refinaria Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi assinado ontem (18) entre a Petrobras e a Secretaria de Estado do Ambiente. O termo de ajustamento de conduta (TAC), no valor de R$ 1,089 bilhão, é referente a 28 ações que serão implementadas na refinaria.

Entre as principais ações ambientais estão as reduções de emissões de gases tóxicos. Segundo o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, as obras de adequação começam no início de 2012, com o lançamento das primeiras licitações.

Também foi assinado um termo de compromisso ambiental (TCA) referente a projeto de restauração florestal condicionante das obras de implantação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Serão plantadas 9 milhões de mudas para recompor a vegetação de uma área de 4,5 mil hectares na bacia dos rios Macacu e Caceribu, no entorno do complexo.

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, disse que só este volume de árvores corresponde a cerca de 40% do compromisso assumido pelo Brasil, de plantar 24 milhões de mudas, para sediar as Olimpíadas de 2016.

comments powered by Disqus