Notícias
recuperação ambiental

Reconstrução verde na Faixa de Gaza

Sucena Shkrada Resk - Planeta Sustentável - 18/08/2011

A Faixa de Gaza deve sofrer uma transformação verde em espaços públicos destruídos, devido ataques israelenses, entre dezembro de 2008 e 2009. Essa é a proposta apresentada pelo UN-Habitat - Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos em parceria com o Conselho Palestino de Habitação. 

Segundo anúncio divulgado na Rádio ONU, em Tel Aviv, o objetivo é encontrar soluções criativas para realizar uma urbanização sustentável do território, onde vivem 1,5 milhão de palestinos.

A proposta é ousada e tem a intenção de modificar vários bairros, ao instalar praças e atalhos para escolas, com construções ecoeficientes. O financiamento partiu da agência de caridade saudita "Campanha da guarda das duas mesquitas para assistência ao povo palestino em Gaza". 

De acordo com as organizações, o pontapé inicial, entretanto, foi anterior, após um workshop em 2009, em parceria com a Universidade de Westminster, em Londres. O resultado foi a recuperação do Parque da Paz Barcelona-Gaza, criado em 2005, e que havia sido destruído pelos conflitos na região.

comments powered by Disqus