Notícias
mobilidade

Novo sistema pode carregar elétricos em até 20 minutos

Débora Spitzcovsky - Planeta Sustentável - 11/04/2012

Atualmente, a recarga completa de um VE - Veículo Elétrico dura, aproximadamente, oito horas, mas esse tempo está prestes a diminuir significativamente. Novo sistema que começará a ser estudado ainda neste mês, no Brasil, promete recarregar este tipo de carro em até 20 minutos

Desenvolvido pela Itaipu Binacional, em parceria com as empresas internacionais KWO e Fiamm Sonick, o sistema prevê, ainda, o abastecimento simultâneo de vários VEs, sem sobrecarregar a rede elétrica. 

A plataforma de testes está montada dentro de um contêiner, em Itaipu, e conta com quatro baterias de sódio de alta capacidade. De acordo com Márcio Massakiti, um dos engenheiros responsáveis pelo projeto, a ideia é que a plataforma atue no novo sistema como um grande acumulador de energia elétrica - assim como os tanques dos postos de combustível acumulam álcool, gasolina ou diesel

"Dessa maneira, teremos dois processos de recarga: da rede elétrica para o banco de baterias de sódio, que se dará de forma lenta, e do banco de baterias para o veículo elétrico, que acontecerá de forma rápida, em até 20 minutos", explica Massakiti. 

A perspectiva é de que, no futuro, o novo sistema seja instalado em postos de serviço, shoppings e supermercados e atenda, principalmente, aos motoristas que necessitam percorrer grandes distâncias e não têm tempo de deixar o carro estacionado por oito horas para recarga.

comments powered by Disqus