Notícias
formação rochosa

Rapaz destrói riqueza natural milenar e se gaba em vídeo

Vanessa Barbosa - Exame.com - 23/10/2013

[img1]

[box-leia]Foram necessários pelo menos 170 milhões de anos para a água e o vento esculpirem as belas formações rochosas do Goblin Valley State Park, no estado americano de Utah. E apenas um minuto para um escoteiro derrubar uma das rochas no chão, de propósito.

A filmagem foi parar no Youtube e, agora, o rapaz e outros dois amigos que aparecem no vídeo correm risco de enfrentar penalidades e serem expulsos do Boy Scouts of America, grupo de escoteiros dos EUA.

Após destruir a formação de arenito antigo que data do período Jurássico, o rapaz se gaba de ter modificado a paisagem local. Ao final do vídeo, o grupo explica que a formação estava prestes a cair e poderia machucar uma criança.

Jeff Rasmussen, vice-diretor do parque, disse ao canal de notícias FOX13, que o incidente foi tanto desrespeitoso como perturbador.

"É um vale repleto dessas rochas que são empoleiradas em cima de plataformas de terra, e, obviamente, estamos muito preocupados e chateados que alguém tenha destruído essa maravilha natural que levou milhões de anos para ser formada", disse.

O Boy Scout of America também está investigando o caso e, em sua defesa, afirmou que "as ações isoladas desses indivíduos são absolutamente contra as crenças que nós ensinamos. Estamos revendo o assunto e tomaremos as medidas adequadas."