Notícias
consumo consciente

Ranking revela ética na fabricação de computadores e smartphones

Suzana Camargo - Planeta Sustentável - 10/09/2014

[img1][box-leia]Ao comprar seu próximo telefone ou computador, você terá mais dados para fazer sua escolha. Duas organizações suíças, uma com trabalhos sociais na China e outra na República Democrática do Congo, lançaram a campanha “High Tech – No Rights?”, em que publicam uma lista que revela quão ética são as companhias que produzem os aparelhos que nós usamos todos os dias.

Entre os dados analisados estão condições de trabalho nas fábricas, uso de matéria-prima proveniente de zonas de conflito e histórico de impacto ambiental das empresas. Foram avaliadas as dez maiores companhias do setor que comercializam seus produtos na Suíça, mas como a grande maioria delas é multinacional, o ranking serve para praticamente qualquer lugar do mundo.

As empresas que aparecem no topo do ranking como sendo mais éticas – nenhuma obteve 100% na avaliação – foram HP e Nokia. A americana Apple aparece em terceiro lugar, mas é descrita como medíocre. Confira o ranking completo no site da campanha.

A intenção da ONG suíça é melhorar as condições de vida dos trabalhadores que vivem no Congo e na China. Algumas empresas da área de TI, por exemplo, começaram a importar somente matéria-prima de fornecedores certificados. Todavia, ainda é comum encontrar lugares onde pessoas são obrigadas a trabalhar durante muito mais horas do que a lei permite, em condições insalubres e desumanas e recebendo remuneração inaceitável.

comments powered by Disqus
Tags: