Notícias
Divulgação
tecnologias verdes

Quiosque público carrega gadgets com energia solar

Vanessa Daraya - INFO Online - 19/07/2012

As designers Ekaterina Shchetina, Ivanova Desislava e Sogabe Tsuyoshi criaram o projeto InfoPoint. O conceito pretende instalar quiosques públicos nas cidades capazes de carregar gadgets com energia solar.

A equipe desenvolveu o quiosque para ser instalado inicialmente em Milão. Porém, o projeto que alia tecnologia e funcionalidade pode ser replicado a outros centros urbanos.

O sistema modular tem duas partes. A primeira delas tem carregadores de dispositivos eletrônicos e um painel com telas sensíveis ao toque, com informações sobre a cidade. A segunda possui um banco em forma de cruz, onde os usuários podem aproveitar para descansar.

O grande destaque do quiosque está nos dois módulos cobertos por placas fotovoltaicas. Assim, os usuários podem recarregar seus gadgets por meio de uma saída USB.

Portanto, a energia usada na estrutura do quiosque vem da energia obtida a partir da luz do Sol. Quando escurece, a eletricidade ainda mantém as lâmpadas de LED responsáveis pela iluminação local em funcionamento.

Dessa forma, o InfoPoint também ajuda os turistas a encontrar informações sobre eventos e lugares. Além disso, descobrem mais sobre a cultura e história local.

comments powered by Disqus