Notícias
de olho no céu

Quer aprender a observar nuvens? Palas Athena abre inscrições para curso

Laís Semis - Planeta Sustentável - 28/04/2015

[img1][box-leia] O céu sempre foi objeto de contemplação da humanidade. Quem nunca parou para olhar nuvens e identificar nelas objetos ou animais? Além do fascínio, observar o céu também foi muito útil para que os povos antigos pudessem localizar-se, sendo também referência para contar o tempo e organizar ciclos na agricultura (de acordo com as estações a fim de melhorar a semeadura) e mesmo menstruais (eles têm o mesmo tempo de duração do ciclo da lua, 28 dias – tempo em que ela passa por suas 4 fases).

Atualmente, técnicas mais avançadas regem esses movimentos aqui na Terra, mas já pensou que útil olhar para o céu e, a partir da forma e consistência das nuvens, conseguir identificar se vai chover e sair de casa preparado? A princípio, pode parecer surreal, mas o curso Observação de Nuvens, promovido pela Associação Palas Athena, visa que o participante saiba reconhecer dez gêneros de nuvens, identificando suas principais características e os significados meteorológicos de cada uma delas – conhecimento que pode auxiliar na previsão do tempo.

Quem guia os interessados nessas observações de nuvens é o geólogo Paulo Varella, professor de Astronomia do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica de São Paulo, e autor dos livros Reconhecimento do Céu e Cartas Celestes.

O curso acontece às terças-feiras, de 5 de maio a 2 de junho e os interessados podem se inscrever pelo site da Palas Athena.

SERVIÇO
Observação de Nuvens (curso)

Data e horário: 5/5 a 2/6 de 2015; às terças-feiras, das 14h30 às 16h30
Local: Associação Palas Athenas - Alameda Lorena 355, Jardim Paulista, São Paulo/SP.
Inscrições e informações: site da Palas Athena.

comments powered by Disqus
Tags: