Notícias
Projeto Iauaretê/Instituto Mamirauá
mundo animal

Projeto registra 95 fotos de 16 animais na Amazônia

Marcela Puccia Braz - National Geographic Brasil Online - 23/07/2012

Armadilhas fotográficas montadas na reserva ambiental Amanã, na Amazônia, produziram 95 registros de 16 espécies de animais. As 16 câmeras do Projeto Iauaretê já fotografaram onças, antas, veados, tatus e aves.

O projeto, criado em 2004 pelo Instituto Mamirauá, pretende mapear fatores ecológicos e de história natural relevantes para a conservação da onça-pintada no bioma amazônico. "A ideia é entender as tendências populacionais e, através disso, identificar as fontes de ameaça da população de onças-pintadas. Depois, usar essas informações pra subsidiar estratégias de conservação", explica Daniel Rocha, biólogo do Projeto Iauaretê.

Na Reserva Mamirauá, o instituto tem armadilhas fotográficas desde 2006, mas é a primeira vez que é feito o mapeamento na Amanã, a aproximadamente 650 quilômetros de Manaus. As fotos tiradas fazem parte de um projeto piloto de 25 dias, de março a abril deste ano, para ser implantado o monitoramento em longo prazo na região, uma das maiores áreas protegidas em floresta tropical na América do Sul, com 2.350.000 hectares.

comments powered by Disqus